quarta-feira, 9 de julho de 2008

Estudo associa inclusão digital à piora em notas

O uso intenso de computadores piora o desempenho escolar de estudantes, sugerem dados de uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgada nesta quarta-feira.

"O resultado mais importante surgiu quando os estudantes disseram sempre usar o computador. Entre esses, não importou a classe social ou disciplina, o desempenho foi sempre pior do que entre os que nunca usaram", disse Jacques Wainer, do Instituto de Computação da Unicamp. Entre os alunos da 8a série, o quadro foi semelhante. Wainer e Tom Dwyer, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, coordenaram a pesquisa.

Os resultados mostraram, por exemplo, que na 4a série os estudantes de classe alta que raramente usaram o computador para as tarefas tiveram, em média, 15 pontos a menos do que os que nunca o fizeram, tanto em português quanto em matemática

Já entre os alunos mais pobres que usaram computador, mesmo que raramente, houve uma piora mais acentuada nas notas em relação aos estudantes que nunca usaram PCs. Esse grupo apresentou uma diferença média de 25 pontos em português e 15 pontos em matemática.

A pesquisa utilizou dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame aplicado em todos os Estados a alunos de 4a e 8a séries do ensino fundamental e da 3a série do ensino médio.


Veja a reportagem completa acessando:
http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI2424912-EI8266,00.html

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